A obter dados...
O Museu de Leiria é uma janela aberta sobre a memória de um território longamente habitado que, à entrada do século XXI, se revela com um novo olhar sobre uma realidade complexa.
Ideia surgida ainda em tempos da monarquia liberal, o museu ficou a dever a sua concretização aos esforços persistentes de Tito Larcher (1865-1932), que tomaram forma com a criação do Museu Regional de Obras de Arte, Arqueologia e Numismática de Leiria, em 1917.
Em 2006, iniciou-se o processo que devolve à vivência da cidade o Convento de Santo Agostinho, monumento construído a partir de 1577 (a igreja) e 1579 (o complexo conventual), e agora habitado pelo novo Museu de Leiria.
O espólio do Museu inclui as coleções artísticas municipais e a reserva arqueológica, dividindo-se em dois espaços.
Numa leitura geral da história do território, as exposições de longa duração propõem um caminho por entre a rica e densa floresta de objetos, acontecimentos e mitos, que definem uma identidade central do país.
No segundo espaço, são apresentadas exposições temporárias que permitem aprofundar temáticas e coleções específicas.
Depois do enorme sucesso da exposição “Plasticidade – Uma História dos Plásticos em Portugal”, encontra-se agora em exibição a exposição de longa duração “Jorge Estrela – Esboço de uma biografia”, sobre a vida e obra do historiador de arte que escolheu Leiria para viver.
Desde a sua reabertura à população, o Museu de Leiria tem sido reconhecido tanto a nível nacional como internacional, tendo recebido diversos prémios.
Última atualização: 21-04-2024
Morada: Rua Tenente Valadim, n.º 41
Código Postal: 2410 - 190
Localidade: Leiria
Telefone: Sem informação
Telemóvel: Sem informação
Fax: Sem informação
Outro contacto: Sem informação
Email: Sem informação
Horário: Sem informação
Preço: Sem informação
Localização (Latitude, Longitude): 39.741761, -8.802692