A obter dados...
O Núcleo de Voluntariado de Leiria foi criado em 2002 com a finalidade de auxiliar e apoiar idosos que vivem em suas casas, em situações de isolamento.
Composto por um grupo de duas dezenas de voluntários que, de forma livre, organizada e não remunerada prestam ajuda a quem mais dela necessita.
No momento da sua criação, da sua organização surgiram várias vertentes, hoje denominadas por projetos, e que se desenvolveram a partir das necessidades encontradas, das experiências vividas e das possibilidades de sustentação de cada um.
Hoje, o apoio dos voluntários que compõem o grupo está distribuído pelos seguintes projetos:
– Viver Sempre Mais Um Dia – Visitas Domiciliárias: As visitas são feitas ao domicílio de idosos que vivem na cidade, por sua vontade e com o acordo dos familiares. Para além de lhes proporcionarem companhia, os voluntários, procuram incentivar-lhes a necessidade do convívio e o fortalecimento da sua auto-estima. Ajudam-nos em algumas tarefas, tais como: ir ao médico, à farmácia, ao Banco, ou fazer passeios de rua.
––Aprender Adulto: Desenvolve-se quinzenalmente no Lar Emanuel. Os voluntários procuram interagir com os utentes, explorando um tema, algumas vezes sugerido por eles. São incentivados ao diálogo, indo ao encontro das suas memórias, para as reavivar e ativar o raciocínio. Estas matérias são, normalmente, apresentadas com a ajuda de projeções de imagens/vídeos e terminando com uma dança de pares ou roda.
Conto e Canto: Tal como no Projeto anterior, acontece no Lar de S. Francisco, quinzenalmente. Contando e dramatizando histórias, lendas ou provérbios, são incentivados ao diálogo, indo ao encontro das suas memórias, para as reavivar e ativar o raciocínio. Esta atividade é complementada com música que os voluntários tocam com cavaquinhos, convidando à dança.
Dinâmicas de Grupo/Jogos Lúdicos – desenvolve-se quinzenalmente no Centro de Convívio da 3ª Idade – Estas atividades ajudam a melhorar o humor e a qualidade de vida dos idosos. Contribuem para a melhoria da coordenação motora, concentração e agilidade das capacidades cognitivas.
Mãos à Obra: Voluntários deslocam-se a casa de idosos a fim de lhes resolver pequenas avarias domésticas.
Psinergias: Este Projeto é destinado a apoiar famílias carenciadas. Desenvolve-se na área da psicologia.
– Ver a Cidade: Alguns voluntários percorrem a cidade e as margens do rio Lis, com a finalidade de detetar anomalias no espaço público, tais como: buracos no pavimento e nos passeios, deficiências na iluminação e na sinalização, árvores caídas e viaturas abandonadas. Estes casos são reencaminhados pela Junta de Freguesia à Câmara Municipal, para que esta proceda aos arranjos.
Para além das atividades enunciadas, os voluntários colaboram em iniciativas de lazer que a Junta de Freguesia promove a favor dos idosos. Entre elas destacam-se: Visitas a locais e monumentos de interesse turístico, comemorações do dia do idoso, dia da criança, sardinhadas, magustos e distribuição dos cabazes de Natal.
Depois da junção das freguesias, a designação do Grupo do Voluntariado manteve o mesmo lema, mas passou a ser designado por Grupo do Voluntariado da união de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, «Núcleo de Leiria».
Tendo em vista o enriquecimento e atualização de conhecimentos, os voluntários têm participado em ações de formação orientadas para aqueles fins. O Grupo do Voluntariado é autónomo. Rege-se pelas «Regras de Orientação do Voluntariado» e pelas decisões tomadas pelos Coordenadores dos Projetos, as quais, são discutidas e postas à aprovação em Assembleia Geral. Estas, realizam-se mensalmente, ou sempre que a urgência o justifique, sob a orientação do Coordenador do Voluntariado.
Os Projetos são desempenhados por voluntários, de acordo com as suas disponibilidades e aptidões. Estes, não falam de política, não falam de futebol, não falam de religião. Preocupa-os a coesão e o bem-estar do grupo, como exemplo do que desejam fazer para quem beneficia do seu trabalho. Isso incrementa o potencial de serviço à comunidade que servem. São pessoas livres, responsáveis e desinteressadas de qualquer contrapartida de ordem material, desejando apenas como retribuição da sua atividade, a satisfação pessoal e o sorriso de quem ajudam.
Publicado por: UF de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes
Última atualização: 06-12-2024