A obter dados...
Ordenação heráldica do brasão e bandeira
Segundo o parecer da Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses de 10/08/1985, estabelecida em reunião de Assembleia de Freguesia, em 19/11/1985, publicada no Diário da República n.º , 3.ª Série, Parte A de 23/09/1997, registado na Direcção Geral de Autarquias Locais, com o n.º (Desconhecido ou nunca registado).
Armas
Escudo de verde, ponte de um só arco de prata, lavrada de negro e assente num pé de água de cinco faixetas ondadas de azul e prata: pousado na ponte, um corvo de sua cor. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda a negro, em maiúsculas: “ FREGUESIA DE POUSOS “.
A ponte
Peça principal do escudo, por ser considerada o elemento de maior valor histórico e arquitectónico da sede de freguesia. Representa a ponte romana sobre a ribeira do Sirol, que atravessa a povoação e que faz parte da estrada nacional n.º 113.
O corvo
Peça que também consta das armas da cidade de Leiria, representa o elo de ligação entre a freguesia dos Pousos e a antiga freguesia de S. Pedro (Leiria), da qual foi desagregada por D. Álvaro de Abranches, por provisão de 12 de Janeiro de 1714; é negro, a significar firmeza e honestidade.
As faixetas ondeadas
Representa a ribeira do Sirol, ímã das principais fontes de riqueza da freguesia, pela fertilidade que transmite aos seus campos.
Bandeira e Estandarte
De vermelho, cordões e borlas de prata e verde. Haste e lança de ouro.
Publicado por: UF de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes
Última atualização: 17-04-2024